[Resenha] Brilho - Amy Kathleen Ryan


Páginas: 354
ISBN: 13: 9788581300733 

Sinopse: Mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação. 

Primeira coisa: Você já ouviu falar desse livro? Porque eu aposto que 80% dos meus leitores nunca ouviram alguém falando desse livro. Então certo, tendo isso esclarecido, vou ao começo. Se você está se perguntando se eu comprei esse livro por causa capa, você pode ter certeza que foi sim, mas te digo que compraria esse livro mais uma vez pela capa, porque essa história é muito boa, no começo eu estava meio chateada com ele, achando uma coisa meio monótona, mas o livro com o passar das páginas vai te envolvendo tanto, que terminar ele é uma surpresa. 

"Acreditar que nossa vidas importam é a essência da fé. Não somos tão grandes, nem tão brilhantes, nem tão eternos quanto a estrelas, mas carregamos pela galáxia a mensagem do amor da humanidade." Pag. 167
A primeira que coisa que você vai fazer com esse livro é esquecer a sinopse, serio, pouquíssima coisa que tem lá é realmente da forma como acontece no livro, mas prosseguindo, Brilho vai começar sendo narrado em terceira pessoa, o livro é dividido em cinco partes e em cada uma delas a narração vai em intercalando no foco dos dois protagonistas, sendo eles a Waverly e o Kieran. A história desse livro é a seguinte: O planeta Terra chegou ao fim, no livro, nós seres humanos destruímos o nosso lar, o que nos faz criar duas grandes naves (Empyrean e New Horizon), sendo que a New Horizon foi lançada ao espaço um ano antes que a Empyrean, com o único objetivo de em cem anos (em média, porque não lembro o número exatos de anos) encontrar a Terra Nova em algum lugar do espaço sideral. 

"Imagino que a gente aprende a amar aquilo com que se acostumou" Pag. 350
Então o livro se inicia na Empyrean 45 anos depois da missão ter começado. E ele vai contando a história de dois jovens apaixonados: Waverly, 15 anos, Kieran, 16 anos. Eles são a primeira geração gerada com sucesso no espaço, coisa que é a prioridade deles, reproduzir. Enfim, o livro começa de fato quando o capitão da Empyrean descobre que a New Horizon está vindo de encontro com eles (sendo que ela devia estar um ano luz na frente deles), só que como o capitão teve um passado um tanto turbulento com a capitã da outra nave, ele recusa a entrada deles na Empyrean, mas a gente sabe que palavras nunca impedem ninguém. 

 "Os que são fiéis conhecem apenas o lado trivial do amor; é o infiel que conhece suas tragédias" (Oscar Wilde)". Pag. 333
Então o tripulantes da nave New Horizon invadem a Empyrean e sequestram todas as garotas (invadem porque houve um problema na reprodução de uma nova geração na primeira nave, e todas as mulher se tornaram inférteis). E nossa protagonista Waverly é separa da sua mãe e do seu amor, quase todos os adultos da Empyrean são mortos, e os garotos são deixados para trás, sozinhos. Esse livro começa em um estado de caos, mas é a partir dai que nossa história vai começar a te enlouquecer com a narração insaciável da Amy Kathleen Ryan. 

"Fome era aquela agonia que Kieran sentia em suas juntas, que fazia sua cabeça doer, e a orelha se contrair espasmodicadamente a cada som que ouvia." Pag. 283
Confesso que no inicio do Brilho eu estava achando esse livro com uma narração muito boa, mas com uma história muito parada, mas isso mudou completamente. Esse livro não era nada do que eu havia imaginado. E apesar de não ser o foco principal desse livro, ele fala muito sobre fé e religião, e por ele ser uma ficção científica, cada fato que tinha sobre Deus lá, era uma coisa que me fazia ficar de queixo caído, porque não é isso que se espera  num livro como esse, a autora simplesmente faz sua mente delirar com as criticas que  ela faz indiretamente a sociedade. Cada coisinha, cada código que ela usou na escrita desse livro, quando vão se ligando na sua cabeça, se torna uma coisa insana, a escrita da autora é uma coisa altamente inteligente. 

"Kieran deu a volta na plataforma e, com grande cerimônia, prostrou-se de joelhos, cruzou as mãos e curvou a cabeça em uma prece" Pag. 309
Só foram duas coisinha que não me deixaram dar nota máxima a esse livro. Primeira: A sensação de eu ter sido jogada no meio de uma história (por conta de que a protagonista é sequestrada, consequentemente  afastada da vida dela, logo no terceiro capítulo); Segunda coisa: eu quase não me envolvi com os personagens, apenas a história (do universo em si) cria um grande envolvimento com o leitor. Mas mesmo assim assim, no final do livro a autora te deixa dividido de uma forma, que você não sabe em quem confiar, e isso só me faz cobiçar mais ainda a continuação desse livro. Brilho não apenas um romance, como traz na sinopse, esse livro trata de coisas muito além disso e te faz pensar em tudo o que você considera real ou não. Minha nota foi 4,5/5,0. 

2 comentários:

  1. Oi Marje, tudo bem?

    Realmente nunca tinha ouvido falar desse livro, a capa é realmente linda, mas a sinopse me deixou um pouco em dúvida em relação ao enredo.
    Vou pesquisar mais e talvez ele entre para a minha lista de leitura de 2016!
    Adorei a sua resenha, parabéns ♥


    Te marquei em uma TAG lá no blog, ficaria muito feliz se participasse!
    Beijos Flor!

    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto falar deste livro, mas sua resenha me conquistou. Desejo poder ler ele o mais logo possível uheueeu

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Marje Books, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena