[Resenha] Para Todos os Garotos que eu já Amei - Jenny Han


Autor: Jenny Han
Páginas: 320
Editora: Intrínseca 

Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.



Certo, essa foi minha primeira experiência com a Jenny Han, e assim, apesar de ser um livro infantojuvenil, foi uma das minhas melhores leituras de novembro-outubro, porque eu esperava um grande nada desse livro, tanto é que demorei um mês para lê-lo, porque no começo eu não tava muito animada e também porque eu o li em inglês, e acabou que esse livro foi incrível, foi maravilhoso. A história te faz ficar tão próximo dos personagens, que no final do livro eu chorei igual uma criança pelos problemas da Lara Jean, que há muito tempo eu não lia um livro infantojuvenil tão bom assim. 
 "Não quero ter medo. Quero ser corajosa. Quero... que a vida comece a acontecer. Quero me apaixonar e quero que um garoto se apaixone por mim."

A História começa com a narração, em primeira pessoa, da nossa protagonista Lara Jean, e essa menina foi uma coisa totalmente nova para mim, porque essa garota é incrível, ela é uma das melhores pessoas do universo, pois: Ela adora cozinhar; Adora coisas velhas; Cuida da irmã mais nova dela; Cuida do pai dela; E fica em casa na sexta-feira à noite. Jenny Han criou uma protagonista totalmente nova, com uma personalidade totalmente inovadora. 

"Na verdade, você parece muito a minha avó. - diz Peter. - Odeia todo e qualquer tipo de palavrão. Gosta de fazer bolos. Fica em casa todas as noites de sexta. "
Prosseguindo, Lara Jean tem uma vida quase normal, duas irmãs incríveis (sendo ela a irmã do meio) e um amigo de infância, Josh, cujo é namorado de Margot (irmã mais velha), o qual Lara Jean sempre foi apaixonada, Laranjinha ten um pai bem legal pra falar a verdade,  e uma mãe que infelizmente morreu anos atrás. Mas até ai tudo bem, em um belo dia Magot fica sabendo que pode se mudar para a Escócia, e assim ela faz, assim como também termina com Josh, e consequentemente também deixa a família na responsabilidade da Lara Jean. Sendo assim começamos o livro com uma carga imensa de emoções: Uma protagonista com saudades da irmã e apaixonada por um garoto que nunca poderá ter; Um amigo triste pelo fim do relacionamento; Um irmã mais nova (Kitty) triste com a ausência da irmã. 

"Josh Sanderson, eu gostei de você primeiro. Você era meu primeiro. E, se tivesse sido eu, eu o teria colocado em uma mala e levado comigo, ou, quer saber?, nem teria partido. Eu nunca abandonaria você. Nem em um milhão de anos, por nada neste mundo."
E como dizem que tudo pode piorar, a coisa nessa história ainda piora. Depois da Margot ir embora, as cartas de amor da Lara Jean ainda são enviada, no total cartas para cinco garotos, sendo seis cartas, e duas dela para Josh, e como se só isso já não fosse ruim uma das cartas para Josh está falando de como foi ruim a Margot ir embora, sendo assim, deixando claro que a carta foi escrita poucos dias antes de ser enviada. Agora, se você ainda não entendeu o que são as cartas da Lara Jean, eu vou explicar como ela funcionam: É assim, toda vez que Lara Jean se apaixona, e não pode ficar junto com sua paixão ela escreve uma carta de amor para ele (que nunca será enviada) como uma espécie de termino de paixão, e ela as guarda numa caixinha de chapéus (não faço ideia do que seja isso) que ganhou de sua falecida mãe. 

"Não são cartas de amor no sentido mais escrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir."

E a coitadinha só descobre que as cartas sumiram quando Peter, um de seus ex-amores, vem tirar satisfação com ela, e devo admitir que ri muito da reação dele ao descobrir a paixão de Lara Jean. Mas indo em frente, após tais fatos Lara vai tentar manter distancia de Josh, e para convencê-lo que não está mais apaixonada por ele, ela vai fingir estar namorando com Peter, que é o cara mais popular da história. E eu estou ciente de que esse clichê é um pé no saco, mas gente, gente, Jenny Han descreve as coisas com tanto sentimento que só mais frente eu tinha me tocado do clichê que estava lendo, esse livro é muito bom!
"Abraço o pescoço dele. Gosto do cheiro de cloro em sua pele. Peter está com cheiro de piscina, verão e férias. Não é como nos filmes. É muito melhor, porque é real."
Só tenho a dizer que se você está procurando um livro para mexer com você e que ao mesmo tempo tenha uma escrita leve, coloque Para Todos os Garotos que eu Já Amei no topo da lista, porque esse livro era tudo que eu procurava para me tirar duma ressaca na qual estava antes de ler esse livro. Jenny Han de fato me surpreendeu com uma escrita maravilhosa, e agora só consigo pensar em como quero ler os outros livros dela. E como eu tinha dito no começo da resenha, eu li este livro em inglês (estou iniciando agora minha leitura em inglês) e se você quer um livro fácil para iniciar nessa língua, eu recomendo mais uma vez To All The Boys I've Loved Before, porque ele realmente possui uma leitura relativamente fácil. Minha nota foi 4,2/5,0. 
"Não quero ter medo. Quero ser corajosa. Quero... que a vida comece a acontecer. Quero me apaixonar e quero que um garoto se apaixone por mim."

3 comentários:

  1. Estava procurando uma Resenha decente desse livro, finalmente achei hahaha. Adorei. Agora me deu ainda mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ♡ Fico mais feliz ainda porque gostou especialmente da minha. Obrigada por ler ♡♡

      Excluir
  2. Estava procurando uma Resenha decente desse livro, finalmente achei hahaha. Adorei. Agora me deu ainda mais vontade de ler!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Marje Books, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena